quarta-feira, 16 de novembro de 2011

IMPÉRIO BIZANTINO

Império Bizantino é o nome pelo qual o Império Romano do Oriente ficou conhecido.
Bizâncio era uma antiga colônia grega e o imperador Constantino fez erguer naquele local uma cidade, copiando Roma, e transferiu a capital do Império Romano para esse novo local denominado Nova Roma, que se tornou conhecida como Constantinopla.

Enquanto o Império Romano do Ocidente caía em 476, dando lugar a vários reinos bárbaros, o Império Romano do Oriente se estendeu até o final da Idade Média, em 1453, quando Constantinopla foi tomada pelos turcos otomanos.

O governo de Justiniano 

Justiniano foi o maior imperador do Império Bizantino.
Tentando reconstituir o Império Romano em todo seu esplendor, Justiniano realizou inúmeras guerras de conquista anexando o norte da África, parte da península Ibérica e a península Itálica.

A função desempenhada pelo Imperador Bizantino era: cabia ao imperador cuidar da Igreja e do Estado e protegê-los.O Estado controlava todas as atividades econômicas, estabelecendo a fixação de preços e salários. O imperador era representante de Deus na Terra. 

Aspectos culturais

No campo cultural, dois aspectos merecem destaque: a religião e o direito.


Um dos grandes movimentos surgidos no século VIII foi o dos iconoclastas. As imagens de Cristo e dos santos eram produzidas por monges que, isentos de impostos, obtinham grande lucro com a venda dessas imagens.Com o objetivo de enfraquecer esse poder, o imperador Leão III proibiu o uso de imagens nos templos, ordenando sua destruição, daí o termo iconoclasta, que quer dizer quebrador de ícones, imagens.


O direito

Uma das grandes contribuições ao Ocidente foi-nos legada pelo imperador Justiniano, que nomeou uma comissão para adequar o Direito Romano às novas necessidades, nascendo assim o Código de Justiniano, ou Corpus Juris Civilis, cujos princípios foram adotados por todos os códigos jurídicos ocidentais. Observe o que o código estabelecia sobre alguns assuntos.



O Império Bizantino foi importante não só por manter vivas as tradições romanas, como também por preservá-las para as gerações futuras, copiando as obras gregas e latinas e guardando-as em seus mosteiros.
Durante o conturbado período das invasões bárbaras e da instalação dos reinos germânicos no antigo Império Romano do Ocidente, foi Constantinopla quem salvou da destruição muitas obras de arte da Antiguidade Clássica. Dessa forma o Império Bizantino desempenhou um importante papel para as culturas ocidentais.




DÚVIDAS? PERGUNTAS? DEIXE SEU RECADO ATÉ AS 20:00 HRS.

ESPERO QUE O BLOG AJUDE NA HORA DO SEU ESTUDO.

BOA PROVA!

2 comentários:

  1. tia quando a senhora vai colocar as respostas da correção que não termino na sala?

    ResponderExcluir
  2. Nesse Momento! Estou terminando de Escrever e daqui a uns 20 minutos eu vou postar! beijos

    ResponderExcluir